10 novembro 2010

Concerto para Piano de Grieg em dois estilos




Os dois vídeos a seguir mostram a mesma peça (terceiro movimento do Concerto para Piano de Grieg) tocada por dois dos maiores pianistas do século XX. Há diferenças perceptíveis entre as duas interpretações, mas nada que se compare ao contraste existente entre a energia contida de um e a explosividade do outro. E então? Qual dos dois você prefere:








09 novembro 2010

Lady Gaga - Alejandro (e Czardas)



O vídeo abaixo é de mais um sucesso de Lady Gaga que me parece fazer uma espécie de ponte entre o passado e o futuro. A música se chama "Alejandro":




Alejandro começa com uma bela melodia ao violino. Trata-se de mais um empréstimo à música erudita: a melodia pertence a Czardas (Csárdás), de Vittorio Monti, que nasceu em Nápoles, na Itália, em 1868, e morreu em 1922. Há uma infinidade de vídeos com interpretações dessa música no Youtube. No que eu escolhi (ver abaixo), o intérprete é Joo Young Oh, que tem apenas 14 anos de idade mas já demonstra um ótimo domínio da técnica violinística (para conhecê-lo melhor, vá à sua página pessoal).


Para baixar a partitura com uma versão para piano dessa música, clique aqui (para fazer o download, clique com o botão direito e escolha a opção "Salvar destino como").

(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)