21 abril 2011

Vozes do passado




Os sons do vídeo abaixo foram gravados em 1890 num fonógrafo pertencente a Julius Block, um negociante russo de origem alemã (e que aparece com um guarda-chuva no vídeo). Block era tão fascinado pelo fonógrafo (inventado poucos anos antes por Thomas Alva Edison), que conseguiu convencer o seu amigo Tchaikovsky a ser o seu avalista na compra de um.

Os cilindros que continham essa e outras gravações foram guardados por Block até sua morte em 1934. Posteriormente, sua família os doou para o Arquivo Alemão. Em 1997, redescobriu-se essa gravação no Arquivo Pushkin, em St.Petesburg, Russia, onde recebeu uma etiqueta com os nomes de todos os seus participantes: Anton Rubinstein (compositor), Elizaveta Lavrovskaya (cantora), Peter Tchaikovsky (compositor), Vassily Safonov (pianista e regente), Alexandra Hubert (pianista) e Julius Block (o responsável pela gravação).

Imaginem só a cena – um grupo de músicos eminentes sentados em torno da tal “invenção maravilhosa”, recebendo estímulos para dizer qualquer coisa, mas só conseguindo emitir alguns poucos gracejos desconexos, escalas musicais, sons de apitos, etc., muitos dos quais quase inaudíveis.

Eis uma transcrição do que se ouve nessa gravação:

A. Rubinstein: Que coisa maravilhosa (o fonógrafo).
J. Block: Finalmente.
E. Lawrowskaja: Que audácia... como ele ousa se referir a mim dessa forma tão maliciosa.
W. Safonov : (Cantando uma escala incorretamente).
P. Tchaikovsky: Esse trinado poderia ter sido melhor.
E. Lawrowskaja: (cantando).
P. Tchaikovsky: Block é bom, mas Edison é ainda melhor.
E. Lawrowskaja: (canta) A-o, a-o.
W. Safonow: (em alemão) Peter Jurgenson em Moscou.
P. Tchaikovsky: Quem acabou de falar? Parece ter sido Safonow. (Apitos)

Assista ao vídeo:







Música Espacial: Ruídos de uma Aurora em Saturno




O vídeo abaixo é uma versão eletronicamente amplificada do ruído provocado pelo fluxo de elétrons movendo-se ao longo das linhas de campo magnético que partem de Enceladus, uma das luas de Saturno, em direção aos dois pólos desse planeta – o que significa que há uma conexão elétrica entre os dois. Essa conexão foi descoberta a partir dos dados coletados em 2008 pela sonda Cassini. As cores no vídeo indicam a intensidade do fluxo de elétrons (quanto mais vermelho, mais intenso).



(fonte: NASA)




20 abril 2011

100 compositores abaixo dos 40




A npr music disponibilizou uma coleção, montada a partir da indicação de seus ouvintes, contendo obras de jovens compositores da música erudita contemporânea. De um total de cerca de 800 indicações, chegou-se a uma lista com os 100 mais representativos - todos com idade inferior a 40 anos. De cada compositor, selecionou-se uma única obra, que foi encaixada numa sequência aleatória de músicas disponível neste site.

(fonte: npr music)




19 abril 2011

Uma versão diferente de Jesus Alegria dos Homens




Vejam só que criatividade. Trata-se de um comercial que a NTT Docomo (empresa japonesa de telecomunicações) criou para divulgar a sua mais nova linha de celulares. O que há de tão especial nesses celulares? É que eles são feitos de madeira – mais precisamente, com madeira das florestas japonesas. Não, queridos ecólogos, botânicos e ambientalistas, não se preocupem: a madeira de que falo é proveniente da “poda” que os japoneses fazem regularmente em seus bosques para mantê-los saudáveis. Trata-se, portanto, de um produto politicamente correto. E onde a música se encaixa nessa história? Vejam abaixo: