11 dezembro 2010

Show do Yes no HSBC Brasil - Como foi

Este post é uma espécie de consequência natural do meu artigo anterior sobre o show do Yes no HSBC Brasil. Já foram postadas dezenas vídeos no YouTube com trechos deste show, ocorrido no dia 28 de novembro último. Todos merecem ser assistidos, mas esses são alguns dos que eu gostei mais:

Olha só o que foi essa apresentação solo de Steve Howe:


E esse solo de Alan White:


Um vídeo um pouco mais completo, em que se pode apreciar melhor as performances dos outros integrantes da banda - o Oliver Wakeman, com seus "golden tresses shining in the air", tem um visual parecido com o que o pai tinha no auge da fama; já o Chris Squire e sua vistosa cabeleira grisalha parece inspirar-se na figura austera de Johann Sebastian Bach (que costumava ser retratado de peruca); e o vocalista Benoit David, héim? Que voz interessante, não? Lembra bastante o timbre e o estilo de Jon Anderson - o que ajuda a minimizar a falta que o mesmo faz a esse grupo:


A Cantata BWV 1 de Bach

As siglas BWV derivam do “Bach Werke Verzeichnis” (Catálogo de Obras de Bach), publicado em 1950 por Wolfgang Schmieder. A numeração, em vez de seguir uma ordem cronológica, tenta agrupar as obras segundo os gêneros a que pertencem (fonte: wikipedia).

De qualquer forma, já que as obras catalogadas na BWV com numeração de 1 a 222 são as cantatas, poderíamos supor que a BWV 1 fosse a primeira das cantatas compostas por Bach. Mas não é o que ocorre. Veja o que diz Thomas Braatz sobre isso nesta análise:

Thomas Braatz wrote (March 26, 2001):
About the number 1 in BWV 1: No gematria, no numerology, no nothing!! It was a purely arbitrary choice. The BG had planned to publish as the opening work in the BG the B-minor Mass, but a Swiss publisher was still holding on to the autograph copy. If I read the detailed notes in the BGG I p. 1003 correctly, then BWV 1 (not known by that number, of course) was published in two separate parts (at different times) at the beginning of the 19th century. It may have been the first cantata ever to be published. In any case here is the definitive statement that explains what Aryeh wanted to know:

"Die durch BA (read this as BG) eingeführte Zählung der Kantaten ist willkürlich, aber allgemein gebräuchlich und auch von Neumann, 'Handbuch der Kantaten,' 1947, und von Schmieder BWV, 1950, beibehalten worden."

The numbering system introduced by the BG (1851) is completely arbitrary, but is generally used, and has been maintained by Neumann in his 'Handbook of the Cantatas', 1947 and by Schmieder, 1950, in the BWV numbering system that is used today.

Note that this cantata is from the second Leipzig cycle.

The original score of BWV 1 is lost, but we have the original parts copied under Bach's supervision and corrected by him. These parts are the primary source for determining the printed copy in the NBA. The voice parts look like this (sorry, no picture - just a description): (the sequence of numbers at the end indicated the number of staffs on each page)

Soprano part - one large double sheet containing 3 pages of actual musical notation 13, 13, 14, 13.

Contains mvts. 1, 3, 6 and tacet for all other movements

Alto part - one sheet with 2 pages notated 14, 13.

Contains mvts. 1 and 6 tacet for the rest

Tenor part - one large double sheet with 4 pages notated 13, 14, 14, 13.

Contains mvts. 1, 2, 5, 6 tacet for the rest

Bass part - one large double sheet with 3 pages notated 13, 14, 14, 13.

Contains mvts. 1, 4, 6 tacet for the rest

Looks like another point in favour of OVPP, or, at the most two looking at the same page.


Mais informações sobre esta e outras cantatas de Bach em http://www.bach-cantatas.com/.

Cantata BWV 1, de Johann Sebastian Bach – Amsterdam Baroque Orchestra & Choir – Ton Koopman:



A Décima Sinfonia de Schubert

A sinfonia mais conhecida de Franz Schubert é a Oitava, composta em 1822. Deram-lhe o nome de “Inacabada” porque Schubert só compôs os seus dois primeiros movimentos (a metade do que uma sinfonia típica costuma ter). A propósito, ninguém sabe até hoje porque ele deixou de compor os dois movimentos restantes, já que, nos seis anos seguintes (de 1823 a 1828, ano de sua morte), teve tempo para escrever ao menos mais uma sinfonia completa (a Nona) e ainda deixar fragmentos do que poderia ter sido a sua Décima Sinfonia.

Pois foi a partir desses fragmentos que Brian Newbould “compôs” a Décima Sinfonia de Schubert – um belíssimo trabalho, que pode ser apreciado no vídeo abaixo:




Partituras de Rick Wakeman




Disponibilizei, na minha página de DOWNLOADS, as partituras dos três mais importantes álbuns da carreira de Rick Wakeman: "The Six Wives of Henry VIII", "Journey to the Centre of the Earth" e "Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table".


(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)





Wakemaniacs - Alex Bessa

Num post anterior, falei sobre a “Wakemania” – e, mais especificamente, sobre o “Wakemaniacs”, um projeto desenvolvido por Allex Bessa, Luciano Januzzi e Fernando Faustino.

Dos três, Bessa é, talvez, o mais “wakemaníaco” (muitos o consideram o “Rick Wakeman brasileiro”) - não por acaso, é ele quem toca o mini-Moog no vídeo em que eles interpretam o “Journey to the Centre of the Earth”, de Wakeman.



Essa é a sua autobiografia, extraída de seu site:

Músico auto didata, Pianista, tecladista, produtor e arranjador, se profissinalizou músico aos 16 anos nos principais palcos do litoral Santista.

Criou junto com Maristella Bessa o grupo Nascente que foi aclamado pela crítica e mída do litoral santista como revelação musical nos anos 80. Mudando para São Paulo aos 21 anos começou a produzir discos para as gravadoras RGE, Velas, Atração e Continental East West. Gravou também para muitas outras gravadoras como Sony, Universal, Continental , RCA entre muitas outras.

Tocou com artistas e bandas como O Terço, Sergio Dias, Rita Lee, além de ter dividido os palcos com outros grandes artitas da nossa MPB como Daniel Gonzaga, Alaíde Costa, Cauby Peixoto, Jobam, Romulo Arantes, entre outros.

Suas influências musicais vão dos clássicos ao rock progressivo de Rick Wakeman, Yes, Emerson Lake & Palmer e essas influências o ajudaram muito a criar trilhas para cinema, rádio e TV em peças publicitárias para Varig, Pringles , Bank Boston, Microsoft, ABES Visconti ( com Xuxa ), Banco Panamericano e muitas mais. Criou trilhas para CDs de demonstração de sintetizadores para a Roland Brasil. Muito comparado ao tecladista britânico Rick Wakeman , Allex remontou um tributo à banda YES com o fundador desse tributo Aru Jr. em 1995, a Yessongs Band.

Em 1998 criou uma parceria com o produtor e diretor de cinema Mario Kuperman gravando a trilogia dos Rios e Os Tropeiros. Em 2001 conheceu Haruo Hayashida com o qual iniciou a idéia de criar um órgão profissional e portátil com drawbars e recursos vintages. Idéia essa que resultou no aclamado Tokai TX-5 DSPlus e Classic que agora são exportados com o novo nome Ventura.

Em 2005 produziu e colaborou com suas composições e de Maristella Bessa a gravação do CD e DVD Tarkus Ao Vivo em Niterói que recebeu mundialmente críticas positivas. Atualmente toca com a Banda Do Sol e gravou o novo CD Tempo com a participação e mixagem de Billy Sherwood ( YES ), e com a Classic Machine, banda que resgata grandes sucessos do Rockn Roll.

Bessa na Spalla, tocando "Catherine Parr" (num órgão Tokai) - é ou não é o nosso Rick Wakeman?






10 dezembro 2010

Wakemaniacs – um tributo a Rick Wakeman




Mostrei aqui, outro dia mesmo, a fantástica Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo interpretando “Guinevere”, de Rick Wakeman. Na onda da “Wakemania”, chegou a vez de mostrar o Wakemaniacs - Luciano Januzzi (teclados e lead vocal), Allex Bessa (teclados e backing vocal) e Fernando Faustino (bateria e backing vocal). Pretendo escrever um pouco mais detalhadamente sobre o trabalho deles (e sobre o próprio Rick Wakeman) num outro post. Por enquanto, basta que apreciem o vídeo abaixo:






07 dezembro 2010

Epic Mickey - Compositores encaram novos desafios nos videogames




Para quem não se lembra (ou nunca foi muito fã de videogames), Pac-Man foi um dos jogos de maior sucesso na década de 1980. O objetivo dele era simples: comer todos os pontinhos ao longo de um labirinto, tomando cuidado para não ser ele próprio comido por fantasmas que o perseguem. A música do jogo também não era nada complexa. Hoje em dia, no entanto, a partitura da trilha sonora de um videogame é fator tão importante para o sucesso quanto o seu próprio enredo e a aparência gráfica.

Peguemos, por exemplo, a trilha sonora do novo videogame da Disney, o "Epic Mickey", que acabou de ser lançado pela Nintendo Wii. A sua música foi composta por Jim Dooley, que já havia trabalhado para alguns dos principais projetos da TV e do cinema ao longo dos últimos dez anos. Dooley nos contou que os modernos videogames oferecem desafios novos e interessantes aos compositores atuais.

"Não sabemos se o game será jogado por 20, 30 ou 40 horas", disse ele. "E isso faz uma diferença enorme. Fazer com que a música induza o jogador a experimentar emoções reais é o que torna essa tarefa mais desafiadora".

Os desenvolvedores do Epic Mickey queriam que a música se ajustasse às ações do herói do jogo, Mickey Mouse. Quando Mickey tivesse um bom comportamento, cumprindo missões e ajudando pessoas, a música deveria se tornar mais mágica e heróica.

"Ouve-se uma música bem mais brilhante, com predominância de instrumentos como flautas e oboés", diz Dooley.

A música se transforma quando Mickey fica mais pernicioso e destrutivo.

"Aí, ouve-se mais a clarineta baixo e os fagotes", diz Dooley. "Provavelmente, a parte mais difícil dessa tarefa é fazer com que a música flua com naturalidade, adaptando-se ao estilo do jogo".

Dooley fez um estudo detalhado do game antes de começar a compor. A Disney lhe deu acesso aos seus arquivos, nos quais ele encontrou um verdadeiro tesouro escondido, entre gravações que jamais foram publicadas, registros de ensaios e partituras orquestrais completas.

"Simplesmente ouvir aquelas músicas não dá uma idéia exata do nível de talento envolvido. Por isso foi tão empolgante ter visto as suas partituras".

Os vídeos abaixo contém, respectivamente, uma amostra da música de Epic Mickey e um trailer do game:





(fonte: npr)



Tocado por violinistas, comprado por bilionários

Jeff Fushi, um colecionador de violinos raros em Chicago, está vendendo o que ele chama a "Mona Lisa dos violinos". Na verdade, não é ele o dono da relíquia, mas sim um banqueiro de Londres, de quem ele é somente o representante. O Vieuxtemps Guarnieri del Jesu de 269 anos de idade não é apenas um dos instrumentos mais antigos já postos a venda, mas também o mais caro - seu valor de mercado é de US$ 18 milhões.

"Eu já havia ouvido todos os melhores violinos do mundo", diz Fushi. "Este, no entanto, superou as minhas expectativas. Eu disse para mim mesmo: estou ficando louco? Este é o melhor som de violino que eu já ouvi na minha vida!".

No entanto, é estranho que ele não vá para as mãos de um músico, o que deixa alguns deles muito preocupados. O preço pedido é quase o dobro do recorde anterior, estabelecido em janeiro quando um bilionário e colecionador russo adquiriu um Guarnieri por cerca de US$ 10 milhões. Mas Fushi se diz confiante de que este de agora será vendido também.

Mais informações: npr.

Violino Stradivarius valendo 1,2 milhão de libras é roubado em Londres




O roubo ocorreu enquanto o músico sul-coreano, Min-Jin Kym, da Orquestra Philharmonia, comia num fast-food.

Mais detalhes: Guardian.




Os Indicados para o Grammy de Melhor Álbum Clássico

"No dia 13 de fevereiro de 2011, o prêmio de Melhor Álbum Clássico, que é a jóia da coroa das premiações do Grammy, será entregue a um dos cinco álbuns clássicos que mais se destacaram em 2010. Desde a espetacular performance da Terceira Sinfonia de Bruckner até a impressionante voz de Cecília Bartoli, e desde a excêntrica "Dreamhouse" até o poderoso Requiem de Verdi, há uma grande variedade de estilos entre os indicados. No entanto, após ouvir os cinco álbuns, minha torcida vai para o "Sacrificium", com Bartoli."

Assim começa o artigo de Aaron Green para o site classicalmusic.about.com a respeito dos finalistas do Grammy 2011 na categoria Melhor Álbum Clássico de 2010. Para ler os seus comentários a respeito de cada um deles, e para ouvir amostras de cada uma das faixas, clique aqui.

Obs: a imagem acima é da capa de um dos álbuns indicados - Sacrificium, com Cecília Bartoli.

(fonte: classicalmusic.about.com)