31 maio 2009

Kurzweil SP88 Stage Piano




O Kurzweil SP88 é apenas um dos modelos da nova série de pianos de palco da Kurzweil. Enquanto o modelo em foco neste artigo tem 88 teclas semi-pesadas, há versões deste mesmo teclado com 76 teclas semi-pesadas e com 88 teclas pesadas. O SP88 tem todas as características usuais de um piano de palco, ou seja, portabilidade, um estojo para transporte, e um conjunto de vozes limitado às que são frequentemente usadas em performances.

Ele não possui um amplificador embutido, já que o seu projeto prevê o uso em palco, com amplificadores externos. Quanto às vozes pré-gravadas, há 32 delas, o que, na verdade, é mais que o suficiente para um piano desse tipo.

Dessas 32 vozes, 6 contêm sons de pianos reais, que muitos experts relatam como sendo de excepcional realismo. Um cliente questionou o fato de não se poder editar as vozes, mas admitiu, ao menos, que as que estão disponíveis já seriam um bom começo. A única crítica negativa com relação a essas vozes sugeria que os seus sons, embora perfeitos para pianos elétricos, cordas e harpas, eram um tanto quanto brilhantes demais para um piano acústico de cauda.

Isto é surpreendente, uma vez que a Kurzweil é famosa justamente por seus soberbos sons realísticos de pianos de cauda. No entanto, este é um detalhe que você deveria avaliar por conta própria antes de comprar um SP88, principalmente se você pretende usá-lo para performances de solo. Ou seja, o SP88 talvez seja mais indicado aos pianistas que procuram por um piano de palco mais simples e objetivo.

Tanto na aparência quanto na funcionalidade, ele é muito menos complicado que muitos de seus contemporâneos, e os controles, além de econômicos na quantidade, são intuitivos e fáceis de manejar. Embora o SP88 seja um teclado MIDI, inclusive com tomadas para MIDI In/Out, ele só é capaz de receber sinais em um único canal MIDI, e, portanto, não é multi-timbre.

Ele também oferece 9 efeitos pré-configurados, 8 tipos de reverberação e um chorus, além de polifonia de 32 notas. O SP88 custa por volta de $700, mas se você precisa economizar e está disposto a possuir um teclado menor e menos poderoso, pode adquirir o SP76, que está à venda por cerca de $600. Se você quer evoluir para um SP88X, com teclas pesadas, terá que pagar qualquer coisa na faixa de $900; é uma despesa extra, sim, mas que pode valer a pena se o que você quer é ter um instrumento que lhe faça sentir o toque e a sonoridade de um piano acústico de verdade.

O vídeo abaixo contem uma demonstração do Kurzweil SP88 Stage Piano:







Nenhum comentário: