22 maio 2011

Paul McCartney – The Long And Winding Road




Paul está de novo entre nós - e desta vez para apenas duas apresentações que fará no Rio de Janeiro (o que, cá entre nós, talvez seja insuficiente para a quantidade de fãs que gostariam de vê-lo mais de perto). Nem ia tocar nesse assunto, mas é que, de repente, lembrei-me de uma linda música sua, “The Long And Winding Road”, e achei que poderia contar aqui uma das historinhas interessantes que se sabe a respeito dela.

Considero-a uma das melhores faixas do álbum "Let It Be", de 1970 (o último lançado pelos Beatles). Embora conste oficialmente como tendo sido composta por Lennon e McCartney, a verdade é que Paul a compôs sozinho, em sua fazenda na Escócia. Na ocasião, o relacionamento entre os quatro rapazes de Liverpool já não era dos melhores, e Paul parecia antever o desfecho melancólico do grupo. Saiu, então, essa canção triste, em clima de despedida. Nas palavras de Paul:

“Bastou que eu me sentasse ao piano para que essa canção me viesse. Na minha imaginação, era como se alguém como Ray Charles a tocasse. Sempre encontrei inspiração na beleza calma da Escócia. Dessa vez não foi diferente.“

A propósito, é muito provável que a “longa e sinuosa estrada” de que trata essa canção seja a B842, uma rodovia que se estende por cerca de 50 km ao longo da costa entre Kintyre e Campbeltown, na Escócia.

Em outra declaração sobre sua música, Paul diz:

“É basicamente uma canção triste. Eu gosto de escrever canções tristes, é uma forma que você tem de exteriorizar seus sentimentos mais profundos. É um bom veículo, até porque te poupa de uma visita a um psiquiatra”.

"The Long And Winding Road" foi gravada em duas sessões, uma no dia 26 e outra no dia 31 de janeiro de 1969. Mais tarde, incumbido de lapidar todo o material já gravado para o álbum, o produtor Phil Spector realizou nele uma série de intervenções, culminando com a do dia 1 de abril de 1970, quando, à revelia dos integrantes da banda, decidiu remixar por completo a faixa "The Long And Winding Road". Escolheu, para isso, a versão do dia 26. Num surto de “criatividade” e autossuficiência (presenciado, entre outros, por Ringo Starr - que, coincidentemente, estava no estúdio, mas trabalhando em outras faixas), Spector optou por arranjá-la com uma orquestração bem "menos discreta" que a habitual - só para que se tenha uma ideia, ele utilizou 18 violinos, 4 violas, 4 cellos, 3 trompetes, 4 trombones, 2 guitarras, e um coro de 14 vozes femininas. O resultado, do ponto de vista puramente musical, foi excelente. Paul, no entanto, irritou-se profundamente com o protagonismo exagerado da orquestra, que lhe pareceu totalmente inadequado ao espírito de sua composição. O maestro e arranjador George Martin, tradicional colaborador da banda (e chamado por muitos de “o quinto Beatle" pela importância de sua colaboração), também achou o mesmo. De nada adiantaram os apelos de Paul para que a orquestração fosse reduzida (algumas de suas reivindicações foram, inclusive, bem pontuais, como a eliminação pura e simples da harpa que ornamenta o acorde final da obra). Curiosa foi a posição assumida por Lennon, Harrison e Starr, que decidiram execrar não somente as escolhas de Spector mas também as de Paul. A partir daí, o racha que já havia entre os integrantes da banda alargou-se ainda mais. Essa celeuma, aliás, acabou sendo um dos seis motivos apontados por McCartney para explicar o fim dos Beatles.

Essa história é contada em muito mais detalhes na Wikipedia (em inglês).

(veja também: a partitura de THE LONG AND WINDING ROAD )

Quatro versões de “The Long and Winding Road”: (1) a versão de Spector (lançada no álbum “Let it Be”), (2) a versão original (com imagens antológicas da sessão de gravação), (3) uma fusão meio “mandrake” (mas muito bem feita) que tenta nos mostrar o que talvez seja a versão ideal na opinião de três dos Beatles (Paul de fora, obviamente), e (4) novamente a versão orquestrada, com qualidade sonora um pouco inferior à do primeiro vídeo, mas desta vez com a letra.












Nenhum comentário: