01 julho 2009

O Plágio e a Criatividade (Parte 4)




Nuvens Douradas
(Tom Jobim)
Na imagem ao lado, fez-se uma fusão de uma imagem de Tom Jobim com a de um crepúsculo (ou aurora). É como se alguém houvesse fotografado o pensamento de nosso grande mestre no instante exato em que ele compunha “Nuvens Douradas”. A despeito de tudo o que se disse a respeito dessa música, eu não tenho dúvidas de que não se trata de um plágio - mas isso eu preciso explicar com bastante calma. Antes, deixe-me colocar um fecho no assunto que eu comecei na semana passada.

Mais Roberto e Erasmo Carlos

Dois anos após a morte do maestro Sebastião Braga, ou seja, em 2007, Roberto e Erasmo Carlos foram alvos de uma nova acusação de plágio. O processo é recente, mas as músicas em litígio são bem mais antigas que as do processo anterior. Em fevereiro de 1971, a professora Erli Cabral Ribeiro Antunes registrou, na Escola Nacional de Música, a música “Aquele Amor Tão Grande”, de sua autoria. Logo após, Roberto fez um show na cidade de Paraíba do Sul (SP), e Erli aproveitou a ocasião para lhe entregar uma cópia da partitura, anotando em seu verso o telefone e o endereço para contato. Nutria esperanças de que o Rei gravasse a sua música, ou que, pelo menos, lhe desse algum retorno, o que jamais aconteceu. Mas, aí... já deu para adivinhar? Isso mesmo: naquele mesmo ano, Roberto e Erasmo registraram e gravaram Traumas. Acontece que essa música, segundo diz Erli, teria nada menos que dezesseis compassos copiados daquela partitura.

Bom, isto é o que eu sei, por enquanto. Como no caso de “O Careta”, também neste não tenho material suficiente para emitir qualquer opinião. Tudo que consegui foi a primeira página da partitura de Aquele Amor Tão Grande, que mostra apenas o primeiro dos dezesseis compassos que, teoricamente, teriam sofrido um “cut and paste”. De qualquer forma, vale o registro:



Ah, e, se achar que vale a pena, ouça aqui a música Traumas.

Há muitos outros “casos” de músicas supostamente plagiadas por Roberto Carlos, mas a grande maioria deles é meio “forçação de barra”. Destaco apenas um, por ser didático. O vídeo abaixo contem o início de uma produção de Charles Chaplin, que também fez a música, como fica bem caracterizado (em letras bem grandes, por sinal) logo no início. Preste atenção ao trecho que começa na marca dos 0:40, e depois me diga se é plágio ou não:



Eu sei que essa pergunta que eu vou fazer pode parecer meio sem sentido, principamente se você também achar que esse trecho que acabou de ouvir lembra demais o tema principal de “você, meu amigo de fé, meu irmão camarada...”, mas... é plágio?

Moacyr Franco

“Eu nunca mais vou te esquecer” foi um grande sucesso na carreira de Moacyr Franco. Ouça:



O tema do refrão (Eu nunca mais vou te esquecer, eu nunca mais vou te esquecer, meu amor) é bastante conhecido.

Agora ouça “Nessum Dorma”, da ópera Turandot, de Puccini. Preste atenção ao tema que começa na marca dos 1:15:



Calma, calma! Antes de dizer que é um plágio descarado, leia o que diz Moacyr Franco numa entrevista que deu ao site “Jornal d’aqui on line” (edição 459).

Jda: Na carreira como cantor foram 41 discos de ouro, composições suas também fizeram muito sucesso, "Eu nunca mais vou te esquecer" por exemplo?

Eu tinha feito e dado para o Altemar Dutra, para o Nelson Ned e ninguém quis gravar. Um dia estava preparando um disco e a censura que existia na época resolveu vetar uma música minha (uma brincadeira que eu fazia com a Justiça) - vetaram. Na hora era preciso decidir o que colocar no lugar - aí lembrei dessa música - colocamos - faltava o refrão entre verso e outro - lembrei da ópera Turandot. A orquestra fez um solo e imediatamente me veio - a frase: "Eu nunca mais vou te esquecer" que encaixou-se perfeitamente. E foi realmente um sucesso. De modo que costumo dividir com Puccini, mesmo sem ele ter feito nada (risos) a autoria dessa música.



FAGNER

Fagner compôs Penas do Tiê aproveitando-se de uma melodia que ele achava que fosse de autor anônimo. A música é, na verdade, do maestro Heckel Tavares, cuja família já entrou com um processo contra o cantor. Trata-se, na minha opinião, de um terrível mal-entendido:




TOM JOBIM

E chegamos, finalmente, a Tom Jobim. Aquele que eu considero o melhor compositor brasileiro da segunda metade do século XX foi, também, o alvo preferencial dos caçadores de plágio. “Águas de Março”, por exemplo, seria uma cópia de “Águas do Céu”, composta em 1956 por Leny Eversong. Já a história de Tempos Dourados é mais ou menos a seguinte: Tita, uma cantora evangélica, teria feito músicas para um disco religioso que, por coincidência, foram arranjadas, na gravadora, por João Donato e por Paulo Jobim, filho de Tom. Estranhamente, alguns dos compassos de uma das músicas desse disco teriam “aparecido”, pouco tempo depois (em 1986), na música Anos Dourados, parceria de Tom com Chico Buarque. Em ambos os casos (Águas de Março e Anos Dourados), acabo entrando no mesmo “beco-sem-saída”: não tenho as músicas que foram supostamente copiadas, portanto não posso opinar.

Mas eu quero me fixar num caso específico. Este eu tenho como comentar, e vou fazê-lo até porque merece um estudo mais aprofundado. Trata-se da esplêndida “Nuvens Douradas”.

NUVENS DOURADAS

Só muito recentemente é que eu descobri o motivo pelo qual fomos todos privados de ouvir essa maravilhosa composição (de fato, ela parece ter sido banida da história da MPB, quando merecia estar, no mínimo, ao lado das mais famosas composições de Jobim, como Corcovado, Garota de Ipanema, Samba do Avião, e por aí vai...). Essa é, em resumo, a história: a viúva de um dos primeiros parceiros de Tom, Marino Pinto, considerou que Nuvens Douradas era um plágio de “Prece”, composta por seu marido em parceria com Vadico (o mesmo de Feitiço da Vila, dele e de Noel Rosa), e ameaçou processar Jobim. Precavido, ele (ou a gravadora) retirou a música de circulação.

Encontrei, no YouTube, esta interpretação de Prece. Ouça:



Se quiser ouvir uma gravação profissional, existe uma com Altemar Dutra no site da MegaStore (você terá que clicar na música cantada por ele).

Já Nuvens Douradas pode ser encontrada neste site ou neste site.

Até pouco tempo atrás, eu não estava nem aí para essa questão de plágio, e seguia a corrente majoritária, isto é, aceitava, sem discutir, tudo o que a imprensa divulgava sobre cada caso. Nuvens douradas, porém, me fez parar para pensar.

Para mim, essa música é tão diferente de “Prece”... Eu até concordo que hajam coincidências numa parte significativa do tema principal de ambas as composições, mas isso depois de analisar as duas com a razão, e não com a alma. Definitivamente, para mim são obras completamente distintas. Mas,... por que será?

O artigo já está longo demais, por isso vou terminá-lo deixando esta pergunta no ar. Dessa vez, não pretendo demorar uma semana para publicar a continuação. Será no sábado, dia 4 de julho. É que eu já tenho quase tudo escrito. Só preciso dar uns retoques, e também exemplificar melhor as comparações que farei entre Prece e Nuvens Douradas. Nesse próximo artigo, também pretendo expor algumas das minhas reflexões sobre a conveniência ou não de defendermos uma mudança de paradigma em relação ao plágio. É um assunto difícil, por isso gostaria de ser o mais claro possível. Até lá.

DEMAIS ARTIGOS DESTA SÉRIE: 1 - 2 - 3 - 5 - 6





7 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

A cara de pau do Moacyr Franco... há tempos procurava alguma explicação pra tal música.Quanto a 'Nuvens dourada',não conhecia,uma das mais bonitas que já ouvi.

Isabel disse...

Tem uma música lançada pelo Rod Stuart, Stop loving ver today. Que parece a musica do Moacir Franco, Eu nunca mais te esquecerei. E Rod Stuart ja tem um imbróglio com a música do Jorge Benjor bem antiga.

Isabel disse...

her today...

Unknown disse...

É a própria

ADEMAR AMANCIO disse...

A música não é de Moacir Franco,a matéria explica muito bem.

ADEMAR AMANCIO disse...

O Rod gravou a ária na íntegra,o Moacir sampleou apenas o refrão.

ROGÉRIO disse...

Rapaz, essa música PRECE é algo TOTALMENTE diferente de NUVENS DOURADAS do Tom. Estão procurando chifre em cabeça de cavalo. Francamente,achar que é plágio é uma piada.