29 abril 2011

Uma Teoria Darwiniana da Beleza




No final do ano passado, assisti a uma palestra do TED Talks que me deixou vivamente impressionado. Assunto: "Uma Teoria Darwiniana da Beleza". O palestrante, Denis Dutton, é professor de filosofia e editor da Arts & Letters Daily. A gravação ocorreu em fevereiro de 2010, num dos auditórios da TED TALKS. Demorei para mencioná-la porque somente agora percebi que os trabalhos de legendagem já haviam sido concluídos. Mas valeu a pena. Dutton confessa que é fascinado pelo conceito de "beleza". Eu, por meu turno, estou fascinado pela sua linha de raciocínio, ou seja, pela forma com que ele defende a tese de que o cérebro humano parece ter sido “projetado” para buscar o “belo” em tudo que o cerca, e que esse comportamento é uma consequência natural da evolução da espécie humana. O video dura pouco mais de 15 minutos - que passam rápido demais porque, em vez daquelas tradicionais apresentações em PowerPoint, Dutton sincroniza a sua fala com as ilustrações do animador Andrew Park, que são uma atração à parte. Leiam, antes, a sinopse extraída do próprio site:

“TED colabora com o animador Andrew Park para ilustrar a provocativa teoria da beleza de Denis Dutton - de que arte, música e outras coisas lindas, longe de estarem simplesmente ‘nos olhos de quem vê,’ são uma parte vital da natureza humana com profundas raízes evolucionárias.”

Obs: para apreciar melhor as ilustrações, eu recomendo que o leitor expanda o vídeo para a tela inteira.







(fonte: TED Talks)


Nenhum comentário: