MuseScore
Software Gratuito de Notação Musical
Embora estivesse achando o LMMS muito interessante, resolvi deixá-lo um pouco de lado para começar a testar (pelo menos um pouquinho) o MuseScore.Software Gratuito de Notação Musical
Obs: O produto que eu baixei está na Versão 0.9.4 Revisão 1518.
Meus Testes
Ao abrir este programa pela primeira vez, a tela apresenta-se como na figura abaixo, com uma partitura demo já carregada:
O visual é algo realístico, com um fundo cuja cor lembra a de um papel envelhecido (o que, para mim, é mais agradável que um fundo simplesmente branco). É possível alterar este visual, seja carregando um novo estilo, seja simplesmente modificando-o ou criando um novo.
Todas as funções de edição são acessíveis no menu. Este, a propósito, chama a atenção pela extrema simplicidade (não sei bem se isto pode ser considerado um elogio...). Um exemplo disso é a janela do mixer (abaixo):
Mas, para mexer em claves, mínimas e colcheias, o legal mesmo não é usar os comandos do menu, mas sim os do próprio teclado ASCII, o que pode ser feito de duas maneiras bem distintas, mas igualmente inteligentes, dependendo do modo escolhido: o Note Entry mode e o Edit mode.
O Note Entry mode
Com o Note Entry mode, pode-se escolher uma duração para a nota digitando-se um número de 1 (semifusa) até 9 (Longa).
A imagem abaixo, baseada no manual, exemplifica como outras teclas podem ser usadas para a inserção de notas neste modo.
O Edit mode
Por enquanto, só pude experimentar o Note Entry mode, mas já posso adiantar que achei a idéia do Edit Mode muito interessante. Quem está mais acostumado a escrever música usando papel e lápis, pode acabar achando este modo mais intuitivo, já que, em vez de números ou letras, terá que lidar somente com alguns poucos elementos básicos, que servirão para ele formar tudo o que normalmente se vê numa partitura (como hastes e colchetes, por exemplo, que poderão ser usados para se desenhar uma nota). Alguns desses elementos contem handles que podem ser movidos com uso do mouse ou de alguns comandos do teclado ASCII, como as setas e as combinações destas com Ctrl e Shift. Veja, abaixo, dois exemplos em que o Shift+Right é usado para “esticar” um elemento:
(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário