07 dezembro 2010

Tocado por violinistas, comprado por bilionários

Jeff Fushi, um colecionador de violinos raros em Chicago, está vendendo o que ele chama a "Mona Lisa dos violinos". Na verdade, não é ele o dono da relíquia, mas sim um banqueiro de Londres, de quem ele é somente o representante. O Vieuxtemps Guarnieri del Jesu de 269 anos de idade não é apenas um dos instrumentos mais antigos já postos a venda, mas também o mais caro - seu valor de mercado é de US$ 18 milhões.

"Eu já havia ouvido todos os melhores violinos do mundo", diz Fushi. "Este, no entanto, superou as minhas expectativas. Eu disse para mim mesmo: estou ficando louco? Este é o melhor som de violino que eu já ouvi na minha vida!".

No entanto, é estranho que ele não vá para as mãos de um músico, o que deixa alguns deles muito preocupados. O preço pedido é quase o dobro do recorde anterior, estabelecido em janeiro quando um bilionário e colecionador russo adquiriu um Guarnieri por cerca de US$ 10 milhões. Mas Fushi se diz confiante de que este de agora será vendido também.

Mais informações: npr.

Nenhum comentário: