11 dezembro 2010

Wakemaniacs - Alex Bessa

Num post anterior, falei sobre a “Wakemania” – e, mais especificamente, sobre o “Wakemaniacs”, um projeto desenvolvido por Allex Bessa, Luciano Januzzi e Fernando Faustino.

Dos três, Bessa é, talvez, o mais “wakemaníaco” (muitos o consideram o “Rick Wakeman brasileiro”) - não por acaso, é ele quem toca o mini-Moog no vídeo em que eles interpretam o “Journey to the Centre of the Earth”, de Wakeman.



Essa é a sua autobiografia, extraída de seu site:

Músico auto didata, Pianista, tecladista, produtor e arranjador, se profissinalizou músico aos 16 anos nos principais palcos do litoral Santista.

Criou junto com Maristella Bessa o grupo Nascente que foi aclamado pela crítica e mída do litoral santista como revelação musical nos anos 80. Mudando para São Paulo aos 21 anos começou a produzir discos para as gravadoras RGE, Velas, Atração e Continental East West. Gravou também para muitas outras gravadoras como Sony, Universal, Continental , RCA entre muitas outras.

Tocou com artistas e bandas como O Terço, Sergio Dias, Rita Lee, além de ter dividido os palcos com outros grandes artitas da nossa MPB como Daniel Gonzaga, Alaíde Costa, Cauby Peixoto, Jobam, Romulo Arantes, entre outros.

Suas influências musicais vão dos clássicos ao rock progressivo de Rick Wakeman, Yes, Emerson Lake & Palmer e essas influências o ajudaram muito a criar trilhas para cinema, rádio e TV em peças publicitárias para Varig, Pringles , Bank Boston, Microsoft, ABES Visconti ( com Xuxa ), Banco Panamericano e muitas mais. Criou trilhas para CDs de demonstração de sintetizadores para a Roland Brasil. Muito comparado ao tecladista britânico Rick Wakeman , Allex remontou um tributo à banda YES com o fundador desse tributo Aru Jr. em 1995, a Yessongs Band.

Em 1998 criou uma parceria com o produtor e diretor de cinema Mario Kuperman gravando a trilogia dos Rios e Os Tropeiros. Em 2001 conheceu Haruo Hayashida com o qual iniciou a idéia de criar um órgão profissional e portátil com drawbars e recursos vintages. Idéia essa que resultou no aclamado Tokai TX-5 DSPlus e Classic que agora são exportados com o novo nome Ventura.

Em 2005 produziu e colaborou com suas composições e de Maristella Bessa a gravação do CD e DVD Tarkus Ao Vivo em Niterói que recebeu mundialmente críticas positivas. Atualmente toca com a Banda Do Sol e gravou o novo CD Tempo com a participação e mixagem de Billy Sherwood ( YES ), e com a Classic Machine, banda que resgata grandes sucessos do Rockn Roll.

Bessa na Spalla, tocando "Catherine Parr" (num órgão Tokai) - é ou não é o nosso Rick Wakeman?






Nenhum comentário: