13 dezembro 2010

A vida de Bill Clinton cantada em Ópera




O início da carreira do ex-presidente é o assunto do novo trabalho da compositora Bonnie Montgomery

“Billy Blythe”, uma ópera baseada na vida de Bill Clinton, escrita por dois nativos de Arkansas, está focada mais numa fase inicial da vida do ex-presidente do que no turbulento episódio envolvendo o seu suposto affair com Monica Lewinsky, uma estagiária da Casa Branca.

O título da ópera vem do próprio nome de batismo de Clinton - William Jefferson Blythe III. Uma estudiosa da música folclórica americana, a compositora Bonnie Montgomery inspirou-se em episódios ocorridos na época em que Clinton ainda estudava em Arkansas, narrada em sua autobiografia “My Life”. De acordo com a sinopse, sua colaboração com o libretista Britt Barber pretende capturar o misticismo de Arkansas e a influência que o mesmo teve na forma com que Clinton via o mundo naquela época.

A história toda acontece durante um único dia na adolescência do futuro presidente, centralizada em seu relacionamento com sua mãe e com seu padrasto, e em como os eventos ocorridos durante a sua infância puderam moldar o seu caráter. Numa das cenas, há uma ária em que a mãe de Billy fala a ele de seu pai, William Blythe, morto antes dele nascer.

A afinidade de Montgomery com as origens humildes de Clinton pode ser encontrada, também, em seu público-alvo. Ela quer que esse espetáculo seja acessível a uma geração de pessoas que nunca tinham antes assistido a uma ópera. A sua premiere foi em Little Rock’s Women’s City Club, uma antiga casa de bailes. “Esperamos ter feito algo pelo estado”, contou Montgomery ao “Telegraph”. “Bill Clinton também tem feito muitas coisas positivas por ele”. Tendo sido ele próprio um saxofonista talentoso (chegando a considerar até mesmo a possibilidade de seguir uma carreira de músico), é bastante pertinente que Clinton tenha inspirado esta homenagem musical à sua terra natal.

No vídeo abaixo, a própria autora fala de sua nova composição, e canta uma das árias (aparentemente, a mesma que mencionei acima):





(fonte: musolife)


Nenhum comentário: