04 julho 2009

O Plágio e a Criatividade (Parte 5)




Nuvens Douradas.mid
Ouça Nuvens Douradas
(finalmente...)

Achei a partitura de Nuvens Douradas! Não é a versão orquestrada por Claus Ogerman para o álbum Matita Perê, mas uma redução para piano preparada por Paulo Jobim, filho de Tom. De qualquer forma, as harmonias correspondem exatamente às da versão orquestrada, o que é mais que suficiente para eu ilustrar a minha tese sobre a alegada semelhança desta obra com "Prece", de Vadico e Marino Pinto.



Para gerar um arquivo MID de Nuvens Douradas, pensei numa transcrição literal, ou seja, para piano apenas, mas acabei extrapolando: tentando recriar o clima que emana da orquestração de Ogerman, "enriqueci" alguns trechos com o acréscimo de uma seção de cordas e duas flautas transversas. Não sei se conseguiria resultado melhor se tivesse tido mais tempo. Além disso, a percussão foi totalmente improvisada. Se alguém se dispuser a orquestrar o resto, e até a melhorar o que consegui fazer, fique à vontade.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA OUVIR A MÚSICA (Para baixar, clique com o botão direito e selecione SALVAR DESTINO COMO):

Nuvens Douradas.mid

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA BAIXAR A PARTITURA:

Partitura de Nuvens Douradas

Já estou preparando também uma versão MID de Prece (dê uma olhadinha, amanhã mesmo, na caixa Downloads aí do lado direito).

Observação:
Eu havia dito que o artigo de hoje trataria de minhas reflexões sobre o conceito de plágio. Mudei de idéia. A transcrição de Nuvens Douradas me consumiu mais horas de trabalho do que eu havia previsto inicialmente. Deixo essas reflexões para a Parte 6 desta série, a ser publicada na próxima quarta-feira, 8 de julho.

DEMAIS ARTIGOS DESTA SÉRIE: 1 - 2 - 3 - 4 - 6

(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)





4 comentários:

Antonio disse...

Olá

Gostaria desta versão midi de Prece.
Não achei nos Downloads :(

//Antonio

Isabel dos Reis Camargo disse...

Legal vc... parece uma criança que encontrou um brinquedo que tanto queria... Para mim, obrigada; já salvei a partitura deta maravilhosa obra de arte. Um abs.

Isabel dos Reis Camargo disse...

Legal vc... parece uma criança recebendo um doce... de minha parte, agradeço de coração... já salvei a partitura de Núvens Douradas. Um abs.

Isabel dos Reis Camargo disse...

Legal vc... parece uma criança recebendo um doce... de minha parte, agradeço de coração... já salvei a partitura de Núvens Douradas. Um abs.