28 junho 2009

O Auduino



Auduino

(mas o que é isso?)
O utro dia, assisti a um vídeo no Youtube que me deixou bastante curioso. Lembrei-me dos tempos em que me divertia construindo "geringonças" eletrônicas capazes de sintetizar sons que eu achava maravilhosos, mas que deviam ser uma tortura para os meus familiares (se um dia eu encontrar a fita que eu gravei com esses sons, vai ser muito divertido colocar aqui neste blog). Eis o vídeo:



Não tive tempo de me informar completamente a respeito, mas o pouco que descobri me deixou animado a (quem diria...) retirar a poeira do meu "protoboard" (sim, eu o tenho até hoje!) e voltar aos tempos em que eu ainda achava que podia construir o meu próprio sintetizador. Será que agora vai?

MAS, O QUE É O AUDUINO?

O Auduino é um sintetizador que pode ser construído por qualquer um, já que se baseia no Arduino (só troca o "u" pelo "r" na segunda letra), uma plataforma para prototipagem eletrônica de código aberto, baseada em hardware e software de fácil acesso. Isto significa o seguinte: basta copiar o seu esquema, o seu software, comprar as peças e construí-lo.

Bom, presupõe-se, é lógico, que a pessoa tenha um mínimo de conhecimento de eletrônica, mas talvez apenas o necessário para entender o esquema e diferenciar os terminais de um transistor, por exemplo.

Eu resolvi escrever este artigo não exatamente para dissecar o assunto, mas porque estou pensando em construir esse protótipo. E porque, se isso ocorrer realmente, todos poderão acompanhar aqui um diário dos meus progressos nessa empreitada. Nesse caso, obviamente, acabarei abordando tudo em detalhes.

Por enquanto, é só. Termino com este vídeo de mais um dos que se aventuraram a montar o Auduino.

ARDUINO EXPERIMENT from medaispoca on Vimeo.




Nenhum comentário: