30 junho 2009

Cinco arquivos MID




Cinco arquivos MID

(para você baixar)


Esses são arquivos no formato MID. Isto significa que a sua sonoridade vai depender fortemente da qualidade da placa de som ou do chip de som onboard de sua máquina.

Eu os peguei da Internet há bastante tempo atrás e, aos poucos, fui corrigindo uma notinha errada aqui, modificando um timbre ali, enfim, fui adaptando ao meu gosto.

Na Aria de Bach quase tudo o que fiz foi modificar os timbres. Ah, e acrescentei um cravo, com o qual “brinquei” um pouco com a possibilidade de efetuar um acompanhamento de baixo-contínuo.

Na Balada de Chopin, por outro lado, eu só me lembro de ter mexido nos pedais. Eu a incluí aqui não só por sua beleza, mas também para mostrar uma das razões pelas quais eu sou entusiasta dos arquivos MID. Observem que toda a expressividade do intérprete pôde ser captada registrando-se apenas os movimentos que seus dedos impunham às teclas de seu instrumento.

Já no Concerto de Brandenburgo, eu resolvi modificar todos os timbres e ajustar os níveis de cada canal para dar um aspecto “a la Wendy Carlos”, buscando, inclusive, dar uma personalidade independente a cada um dos dez instrumentos, destacando-os do amálgama musical. Isso pode parecer um detalhe sem importância, mas tem o efeito de ressaltar notas e linhas melódicas que normalmente não se percebe individualmente quando tocadas por instrumentos de mesma sonoridade. Pode não ser a melhor maneira de se ouvir Bach, mas, para mim, é excelente para se apreciar a sua escrita contrapontística.

O Scherzo da Nona de Beethoven foi bastante mexido em relação à versão que eu baixei da Internet. Ajustei níveis, modifiquei andamentos, dinâmicas, e ainda corrigi algumas notas também. Sobre os níveis, por exemplo, achei necessário aumentar os volumes de determinados naipes, como o dos violinos e o das trompas, que na minha máquina estavam baixos demais (é bem provável que agora fiquem muito altos em outras máquinas...). Além destes, há inúmeros outros detalhes de que não me lembro mais. Agora, é como eu disse: a sonoridade vai depender do hardware.

A Sonata de Scarlatti está como o encontrei. Não achei necessário mexer em nada.


OS ARQUIVOS MID

Bach, J.S. - Aria da Suite #3
Beethoven - Sinfonia #9 - Scherzo
Chopin - Balada #1
Scarlatti - Sonata
Bach, J.S. - Concerto de Brandenburgo #3 - Mov.1




Nenhum comentário: