29 junho 2009

Parece mágica, mas não é




Parece mágica

(mas não é)
Eu resolvi mostrar aqui este vídeo, em primeiro lugar, para que vocês possam se deleitar com a habilidade deste músico. Não é todo dia que se pode ver tão de perto os dedos de um virtuose das guitarras em plena atividade.

Obs: este vídeo faz parte de um DVD didático de Rusty Cooley chamado Fretboard Autopsy.

Rusty Cooley – Guitar Lesson on 12-Note Split Patterns



Quem é Rusty Cooley?

Não acredito em magia nem em poderes sobrenaturais: o que há por trás de um bom trabalho é... muito trabalho. Qualquer pessoa saudável e com vontade será capaz de fazer o que ele faz. Um bom caminho é seguir a sua própria receita: são três horas diárias de treino, desde que ganhou sua primeira guitarra, aos quinze anos de idade. Teve professor? Sim, mas não se adaptou ao academicismo e resolveu estudar sozinho mesmo. Comprou livros, vídeos (como o Metal Method, de Doug Mark), e se dedicou. Muito importante também: ele estudou Teoria Musical.

Depois que aprendeu a tocar, fez parte da banda Revolution (entre 1989 e 1993), de onde saiu para formar a própria banda - Dominion. Esta, a propósito, nasceu e morreu em 1995, ano em que foi eleito o melhor guitarrista de Houston ao participar do Guitar Master Series. Gravou alguns CDs e depois começou a se especializar como instrutor de guitarras, o que inclui gravar coleções de vídeos didáticos, colaborar com artigos em revistas e sites especializados, e a testar produtos como os da Pro Tone Pedals. No vídeo acima, é bom que se diga, ele se apresenta como instrutor do site Rock House.

12-Note Split Patterns

O que vemos acima é Cooley ensinando uma boa forma de executar uma escala qualquer de modo que o movimento se concentre quase todo nos dedos, sem a necessidade de movimentos bruscos com a mão esquerda, fazendo com que a escala, dessa maneira, flua com muita naturalidade. Essa técnica baseia-se na quebra (split) da sequência em duas partes.

No vídeo, Cooley começa mostrando a execução da escala de Sol Maior. Ele a divide em duas partes. Na primeira (veja o vídeo na marca dos 0:29), temos as 12 notas da escala de Sol Maior. Ele começa na primeira corda (a mais grave), e quando chega à décima-segunda nota ele já está na quinta corda, executando um Re. Para executar a segunda parte, ele “retorna” uma corda, isto é, volta para a quarta corda, e sobe uma posição (veja o vídeo na marca dos 0:34). Trata-se das mesmas 12 notas, só que uma oitava acima. Na prática, o que ele faz pode ser descrito na partitura abaixo (obs: eu assinalei em vermelho o salto de notas que caracteriza o "split"):

Clique aqui para ver maior

A seguir, Cooley nos ensina a execução de outras escalas de 12 notas, mas a técnica é a mesma, ou seja, ele faz um "split", retornando uma corda e avançando uma casa. O que se poderia comentar a respeito do resto deste vídeo são as menções que ele faz aos modos gregos (dórico, mixolídio, etc.), mas isso eu deixo para uma próxima oportunidade, ok?

De qualquer modo, para treinar essas escalas, você pode baixar os mesmos backtracks utilizados por Cooley neste vídeo, clicando nos links abaixo:

Backtrack 1 - Modo Jônico

Backtrack 2 - Modo Dórico

Detalhe: eu achei que a guitarra dele está afinada um semitom abaixo do padrão.


Nenhum comentário: