30 novembro 2010

Sala São Paulo - Camerata Antiqua de Curitiba e Coro da OSESP

O próximo concerto na Sala São Paulo já será uma preparação para o Natal que se aproxima


A Camerata Antiqua de Curitiba e o Coro da OSESP apresentarão obras de Bach, Camargo Guarnieri, Gerald Finzi e Saint-Saens. Haverá três oportunidades para vê-los: dias 2, 3 e 4 de dezembro (quinta e sexta às 21h00, e sábado às 16h30 - mais detalhes aqui).



Confesso que eu não conhecia a Camerata Antíqua de Curitiba, mas, pelo que vi no YouTube (e dada a grande tradição musical daquela cidade), é de se esperar que nos proporcione um belo espetáculo.

Sei o quanto se valoriza a Música naquelas paragens. Numa das poucas oportunidades em que passei por Curitiba, hospedei-me num hotel que dava para os fundos do Teatro Guaíra. Por sorte, havia um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná programado para aquela noite - uma oportunidade que eu não desperdicei. Guardo boas lembranças, também, de um dos lugares mais aprazíveis que eu já visitei na minha vida: o Bosque Alemão. È um lugar muito bonito, cercado (vejam só) por ruas com nomes de compositores clássicos (Schubert, Schumann, Mendelsohn, Richard Strauss, Mozart, Chopin, etc.). Se eu não me engano, foi lá, também, que eu visitei o Oratório Bach, construído em homenagem àquele que foi a "glória do barroco alemão e da Música Universal".

A programação está magnífica. Começa com Bach, de quem será apresentado o moteto “Lobet dem Herrn, alle Heiden”, BWV 230. Há evidências de que fazia parte de uma das muitas cantatas de Bach que continuam perdidas até hoje. Trata-se de um hino de agradecimento a Deus, baseado no texto do Salmo 117, e divide-se em 3 seções: uma animada Fuga com um tema alegre para as 2 primeiras linhas do Salmo, um tema calmo para as 2 seguintes, e o retorno ao mesmo tema alegre no Aleluia do final (fonte: http://www.bach-cantatas.com/VD/BWV230.htm).

Observem que, apesar do "acompanhamento" executado por alguns instrumentos de cordas (como o violino, a viola, etc.), não se pode afirmar que haja propriamente uma orquestração. Isso fica mais claro ao examinarmos a partitura: só há quatro partes escritas (Soprano, Alto, Tenor e Baixo), mas com a indicação de que podem ser executadas ou pelo coral, ou por um quarteto de cordas, ou por ambos. Prestem atenção à violinista, por exemplo: tudo o que ela toca é uma cópia exata do que as sopranos cantam. O mesmo vale para o segundo violino, que reproduz o canto das contraltos, e assim por diante. Os instrumentos, enfim, não acrescentam nenhuma nota nova às já entoadas pelo coral, mas conseguem, assim mesmo, dar a esse moteto uma sonoridade próxima à de obras orquestradas - como as cantatas, por exemplo.

Antes de assistirem ao vídeo abaixo, uma explicação: ele é somente um dos muitos que eu encontrei com esta música no YouTube. Não sei se quem o gravou preferiria estar numa posição mais central do auditório. O fato é que aproveitou muito bem as circunstâncias, conseguindo, inclusive, destacar a atuação dos principais músicos. Foi por esse motivo (e pela qualidade do som, que é o que mais nos interessa) que eu o escolhi.

Ah, e talvez fosse interessante acompanhar a música com a sua PARTITURA.

(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)





Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) é provavelmente o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo (só perde para Villa-Lobos). Dele, será apresentada a Missa Dilígite. No vídeo abaixo, ouve-se o “Sanctus” dessa Missa:



Gerald Finzi foi um compositor britânico do século XX (1901-1956). É dele esta “In Terra Pax”, que está no concerto:



De Camille Saint-Saens, será apresentado o Oratório de Natal, Op.12:



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