26 novembro 2010

Sala São Paulo – Concertos Gratuitos (Banda Jovem do Estado)

Banda Jovem do Estado, Prokofiev, Rick Wakeman, Walt Disney... O que todos eles têm em comum?

Quando soube qual era o programa da série Concertos Matinais desse próximo domingo (dia 28 de novembro, às 11 da manhã, na Sala São Paulo), e qual era a orquestra que iria tocá-lo, senti-me compelido a escrever algo a respeito. É que eu sou grande admirador do trabalho que a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo vem fazendo. Considero-os simplesmente sensacionais. E vocês entenderão o porquê quando assistirem ao mesmo vídeo através do qual eu os conheci:



O vídeo acima foi postado no YouTube por Roberto Lopes Teixeira. Roberto declara-se fã de rock progressivo (principalmente Rick Wakeman, Yes, Genesis, ELP, etc.), e, por ter ficado tão ou mais impressionado do que eu com a qualidade artística dessa Banda Jovem, resolveu divulgá-la. Fez muito bem.

Mas, no programa deste domingo, a Banda Jovem do Estado não tocará nenhum clássico do rock, e sim obras de Sergei Prokofiev. Mas, quem é, afinal, esse tal de Prokofiev?

A obra mais conhecida de Sergei Prokofiev é, de longe, a música que ele fez em 1936 para a história de "Pedro e o Lobo" (imortalizada, depois, num desenho animado de Walt Disney). É fruto de uma encomenda que as autoridades culturais de Moscou lhe fizeram, com o intuito de desenvolver o gosto pela música clássica em todas as crianças na idade escolar. O vídeo abaixo é da animação que Disney fez para “Pedro e o Lobo”, integralmente montada a partir da obra homônima de Prokofiev:



Ah, eu esqueci de dizer que, além de amante da Música, sou cinéfilo. E isso tem tudo a ver com Prokofiev. Alexander Nevsky, por exemplo (que será tocada neste domingo), é uma cantata composta em 1938 especialmente para um filme de Sergei Eisenstein. No vídeo abaixo, pode-se ouvir o início dessa cantata ao mesmo tempo em que imagens desse filme são exibidas. Serve como prévia do que se ouvirá na Sala São Paulo:



Nenhum comentário: