10 maio 2011

Cecília Bartoli - Sacrificium

O estilo é o mesmo das sonatas para flauta de Vivaldi. A dificuldade, também. Eu, que já me impressionara tanto com o virtuosismo de Michala Petri, principalmente por conseguir tocá-las numa flauta-doce (e não numa flauta transversa, como nas tradicionais gravações de Jean-Pierre Rampal e Aurele Nicolet), teria que me ajoelhar diante de alguém capaz de fazer o mesmo - mas com a própria voz! Estou sem palavras diante desta gravação de Cecilia Bartoli. É, talvez, a demonstração mais impressionante de virtuosismo vocal que eu conheço. Trata-se de seu álbum “Sacrificium” – uma obra feita para nos alegrar, mas também para nos fazer refletir a respeito da estupidez humana.



Esse álbum é ao mesmo tempo uma homenagem e um lamento, pois chega a ser inconcebível que, não faz tanto tempo assim, e em plena Europa civilizada, a mesma sociedade culta e sensível que frequentava as salas mais refinadas da Itália pudesse aceitar como normal a castração anual de cerca de 4000 jovens, só para que não perdessem suas vozes de soprano quando virassem adultos (a capa do álbum tenta ilustrar esse conceito - a cabeça de uma cantora, Bartoli, num corpo de homem). Não me surpreendo quando ela mesma diz que as árias desse álbum são “provavelmente as mais difíceis que eu já gravei” (ou seja, aquela ária de Haydn que eu mostrei aqui num outro post pode até ser considerada uma das mais difíceis do século XVIII, mas NÃO é a mais difícil que ela já cantou). Transportemo-nos, então, para os tempos de Farinelli (o mais famoso dos castratti), e tentemos imaginá-lo cantando essas mesmas árias. Todos os aplausos seriam insuficientes para recompensá-lo pelo talento e pelo sacrifício.

O vídeo abaixo começa com uma breve introdução ao referido álbum (com declarações da própria Bartoli), e segue (a partir dos 3’10’’) com a íntegra da ária “Cadro, ma qual te miro”, de Francesco Araia (dêem uma atenção especial para as sequências que começam aos 4’20’’ e aos 6’40’’):






Nenhum comentário: