08 maio 2011

John Walker recria grandes interpretações




Será que algum dia existirá um programa de computador capaz de gerar partituras a partir de músicas gravadas em arquivos MP3? Estou entre os que acreditam que sim. Esse é, inclusive, o sonho de nove entre dez músicos (senão de todos). Mas está longe de ser conseguido. Alguns dos softwares que eu conheço até que se saem maravilhosamente bem com música monofônica. O bicho pega mesmo é com a polifonia (um dia, volto aqui para tratar especificamente desse assunto). A palestra que veremos no vídeo abaixo tem muito a ver com o que acabei de falar. Nela, John Q. Walker nos fala de um produto que realmente funciona – ou seja, que faz aquilo a que se propõe, que é recriar, num piano acústico real, uma performance gravada anteriormente. Não se trata da transcrição propriamente dita, ou seja, das notas, mas do “toque”, da força com que os dedos do pianista aciona cada tecla, e das inúmeras gradações de pedal. Não deixa de ser um verdadeiro milagre da tecnologia. Leia, antes, a sinopse que acompanha o vídeo no site da TED Talks:

Imagine-se ouvindo grandes pianistas, já falecidos, tocando agora novamente, como se estivessem vivos. John Q. Walker demonstra como as gravações podem ser analisadas para determinar com precisão os toques nas teclas e os movimentos de pedal para, então, serem tocadas novamente em pianos de concerto controlados por computador.

(aproveite para ver também a minha seção de partituras gratuitas: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)







Nenhum comentário: