30 maio 2009

Korg Triton Extreme 88-Key Synthesizer




Obs: Este post contem a tradução da análise feita por Dan Maynard, para a Piano Keyboard Reviews, do sintetizador com teclado de 88 teclas Triton Extreme, da Korg.


O Korg Triton Extreme 88-Key Synthesizer tem funções tanto para sampling como para composição, e não é, definitivamente, para quem pretende simplesmente adquirir um substituto para o piano. Com cinco vezes mais memória que o modelo Triton tradicional, ele tem capacidada para armazenar até 1334 presets.

O sintetizador Korg Triton Extreme 88-Key disponibiliza uma enorme quantidade de sample voices, incluindo os populares Trance Attack, Orchestral Collection, Dance Extreme e Studio Essentials. O sequenciador de 16 bits usa o exclusivo Korg Open Sampling System, e apresenta o In Track Sampling, com o qual se pode samplear áudio diretamente no sequenciador enquanto ele toca.

Uma polifonia de 120 notas garante ao músico a tranquilidade de que nenhuma nota será abortada, mesmo nas passagens musicais mais densas, e as 200 canções (e 200.000 notas) à sua escolha fazem desta estação de trabalho a realização dos sonhos de qualquer compositor. A função Realtime Pattern / Play Recording (RPPR) também tem feito muito sucesso entre os seus usuários.

Devido ao preço pelo qual é vendido (em torno de $2300), é natural que se olhe também para as versões do Triton Extreme com 76 ou 61 teclas. Estes custam $1900 e $1600, respectivamente, e suas teclas vêm com synth action, resposta variável de velocity e aftertouch. No entanto, o modelo com 88 teclas vale o investimento extra devido ao seu teclado com Real Weighted Hammer Action II (teclado com mecanismo que reproduz a ação e o peso das teclas do piano), exclusivo da Korg, que proporciona a sensação de um piano acústico.

Mas há certas questões que vêm sendo suscitadas em outras análises a respeito desta estação de trabalho. A principal delas é que a RAM onboard só permite cerca de dois minutos de sequências mono, e ainda menos de sequências stereo. A RAM pode ser expandida para até 96 MB, mas isto é, ainda, insuficiente para o tipo ambicioso de composição para o qual esta estação foi projetada. Um outro problema são as ligeiras interrupções que ocorrem no som quando se mudam programas e combinações, particularmente quando se está usando IFX e MFX (apesar de o testador ter relatado que os mesmos eram inaudíveis no meio das outras partes que se está tocando).


CONCLUSÃO

Este Korg Triton é, definitivamente, uma estação de trabalho para os que procuram uma enorme variedade de funções de sampling e gravação que os ajudem a criar composições complexas. O azul sóbrio de seu gabinete é fantástico para performances ao vivo, ou mesmo num estúdio, e o mecanismo exclusivo de ação do teclado de 88 teclas faz valer o investimento extra.






Nenhum comentário: