27 maio 2009

MOOG VOYAGER OLD SCHOOL (Parte 4)

Antes do artigo propriamente dito, um vídeo demonstrativo do MOOG VOYAGER OLD SCHOOL:





LFOs E VCOs
Creio que todos hão de concordar com o quanto é vital a presença de um LFO dedicado. O que está implementado neste produto cobre uma faixa que vai, aproximadamente, de 0,2Hz até 50Hz, mas que pode ser consideravelmente extendida dependendo da voltagem positiva ou negativa que for aplicada em Control Inputs / Filter. Existem somente quatro formas-de-onda disponíveis: triangular, quadrada, sample-and-hold e sample-and-hold suavizada. Curiosamente, a dente-de-serra não foi disponibilizada – mas os fãs desse tipo de onda ficarão satisfeitos em saber que, assim como no Minimoog, pode-se designar para qualquer um dos três osciladores principais o papel de uma fonte adicional de baixa frequência. Existe, para isso, uma chave que desativa a ligação deste oscilador com o teclado, exatamente como nos velhos tempos.

Em contraste absoluto com o meu próprio (e aposentado) Mini, os VCOs comportaram-se impecavelmente, estabilizando-se depois de uns poucos minutos e mantendo-se assim. A frequência do Oscilador 1 é fixada pelo controle principal de ajuste fino, com os outros dois osciladores podendo ser regulados até sete semitons acima ou abaixo. Os osciladores soam majestosos – desde a sua configuração mais grave, de 32’, até a de 1’ - uma oitava que mostra o seu verdadeiro valor quando você começa a explorar um outro truque “pós Model D” – a Frequência Modulada. Ao acionamento de uma chave, o VCO3 transforma-se na fonte FM do VCO1, proporcionando excessos selvagens de tons metálicos e dissonantes, deixando qualquer solo mais picante.

Por falar em picante, fiquei bastante impressionado, outro dia, com o pedal Moog Freqbox e seu rico oscillator sync, e eu estou mais feliz ainda com a sua implementação no Old School. Designe a um Modulation Bus o papel de controlador de aftertouch sobre a frequência do Oscilador 2, e, pronto, eis o seu oscillator sync. Presumo que a Moog aperfeiçoou a resposta do aftertouch devido à publicação de uma reportagem anterior, porque eu o achei funcionando muito bem, superado, em minha própria “parada de sucessos”, apenas pelo Prophecy, da Korg.

DEMAIS ARTIGOS DESTA SÉRIE: 1 - 2 - 3 - 5 - 6




Nenhum comentário: