29 maio 2009

MOOG VOYAGER OLD SCHOOL (Parte 6)

Aqui está o final desta série em que traduzo a análise feita por Paul Nagle, para a Sound on Sound, do Minimoog Voyager Old School. Resolvi juntar num mesmo post a conclusão e as duas observações adicionais que ele fez em seu artigo, para que possamos entrar em novo assunto já no próximo post.

Antes, já que o autor faz uma série de comparações deste produto com o seu antecessor (a que ele se refere, abreviadamente, por Voyager), vejam este vídeo, em que os dois modelos podem ser vistos lado-a-lado, em plena atividade numa feira em Frankfurt:





Vamos, então, ao resto deste artigo:

CONCLUSÃO
Se, antes do lançamento do primeiro Voyager, alguém tivesse me perguntado o que eu gostaria de encontrar num Minimoog moderno, minha resposta ficaria a centenas de milhas do que é hoje o Old School. Para começar, acho o seu nome oficial (Minimoog Voyager Old School) excessivamente longo; como teria sido melhor se eles o tivessem chamado simplesmente de Minimoog Model E! De todo modo, este sintetizador é tão adaptado às exigências de um solista como o era o Model D de anos atrás. Basta olhar de relance para o seu painel para encontrar o que procura; seus controles parecem todos justos e estão ergonomicamente distribuídos para não nos impedir o acesso a toda a riqueza de seus tons. Entretanto, você não precisa estar preso ao passado: o Old School tem muito mais a oferecer do que isso, graças ao seu LFO dedicado, ao oscillator sync, ao FM e ao sistema dual de filtragem. Considerando-se, ainda, o barramento duplo de modulação e a interface do painel traseiro, as opções tendem a crescer exponencialmente.

Um Voyager V3 oferece 896 configurações prontinhas para usar, mas eu lhes garanto que um músico experiente em Old School será capaz de se virar nos controles para achar o som desejado no mesmo tempo que levaria para selecioná-lo de uma lista – com a vantagem de que a cada vez este som será um pouco diferente. Não vá para um Old School se o que você busca é fazer uma música absolutamente repetitiva; sem memórias para ajudar, o usuário deste sintetizador é estimulado, não a decorar (ou anotar) cada configuração favorita, mas a entender o instrumento com tal profundidade que a tarefa se torne intuitiva. Por 500 libras esterlinas a menos do que se pagaria por um Voyager Performer, o Old School pode servir tanto para economizar quanto para educar.

Nem tudo, entretanto, são rosas neste jardim. Descartar a tecnologia MIDI parece ter sido um corte radical demais, principalmente se considerarmos o desafio que é sequenciar o Old School através do CV input. Uma objeção menor seria a dificuldade de se ajustar ataques longos e tempos de releases suficientemente precisos. Até admito que se trata mais de um problema para o meu estilo de executar solos fluentes do que de uma limitação séria. Na verdade, se eu tivesse que indicar uma única coisa que realmente tenha me incomodado, eu mencionaria aquelas marcas azuis de configuração “default”. Elas realmente desvalorizam o que, de outra forma, seria um painel bastante elegante. Sim, eu sou um velho ranzinza, a ponto de cismar com tais coisas – mas será que nós realmente regredimos tanto assim no espaço de 30 anos que agora precisamos conviver com essas marcas no painel?

Além disso, bits não fazem parte dos sinais que um Voyager possa processar, mas se você sente que a presença da tecnologia MIDI e de patch memories são uma espécie de truque sujo, ou se você simplesmente sonha com um Moog moderno, confiável e simples de usar, o Voyager Old School é exatamente o que um médico lhe prescreveria.


OBSERVAÇÕES:


Preocupações com o CV...
A despeito da diversidade de conexões oferecidas pelo Old School, alguns poucos itens importantes não conseguiram ganhar um lugar de destaque no meio da multidão. Existe uma escassez de voltage outputs. No entanto, como um extra opcional, estes podem ser acrescidos graças ao CV Expander VX351, da Moog, por meio de um pequeno conector multi-pino que permite o acesso a voltagens produzidas pelo velocity e pelo aftertouch do teclado, assim como a do mod wheel, entre outros. Tenha em mente que este expansor foi criado para o Voyager original, de modo que algumas de suas saídas (por exemplo a do Touch Surface) não se aplicam ao Old School, ou, no caso das saídas de pitch e gate, apenas duplicam o que já estiver lá.

Foi bom que o CV e a interface Gate tenham sido colocadas on board, já que, na ausência da tecnologia MIDI, o Old School precisa de uma alternativa que lhe permita interagir com o mundo exterior. Nos meus próprios testes, eu achei que a tensão de saída do teclado estava muito abaixo da do meu Roland SH101. Estranhamente, todas as notas abaixo do Do mais grave o deixaram louco – apesar de três oitavas (C-C) terem funcionado confiavelmente. Após uma investigação, descobriu-se que o Old School estaria enviando voltagens negativas a todas as notas abaixo do primeiro Do, um fato com o qual alguns sintetizadores (como o 101) não conseguem lidar.

Infelizmente, foi a chegada da resposta pitch-CV que me causou mais problemas. Impulsionado pelo SH101 ou pelo meu conversor Kenton Pro 2000 MIDI-to-CV, o Old Scholl esteve longe de se comportar corretamente. A Moog me informou que eles decidiram omitir do projeto a calibração para a entrada CV, e, como melhor solução, me sugeriram utilizar um atenuador, que poderia ser tanto o de um VX351 como o de um Processador de Controles Moogerfooger CP251 (ou de um módulo similar, no caso de se ter um sintetizador modular), para fazer o ajuste fino da voltagem na entrada e, assim, deixar o Old School perfeitamente afinado.

Pessoalmente, eu posso viver muito bem sem patch memories e botões de controle MIDI – mas sem o essencial para a recepção de notas nesse protocolo, eu não consigo disparar aqueles graves explosivos do Moog a partir de um sequenciador sem enfrentar custo adicional ou complicação. Neste ponto, minha nostalgia transferiu-se, por um breve momento, para os primeiros dias do protocolo MIDI, que traz, em si, a solução exata para esse tipo de incompatibilidade de voltagens.


Fora do Menu
Obviamente, existem truques que um Voyager com tecnologia digital pode fazer e que estão além do escopo do Old School – sem um esquema de menus, muita coisa tem que ser simplificada. Portanto, no Old School, não há meios de se fazer transposições no teclado ou configurar curvas de velocidade diferentes. O alcance do pitch-bend vem pré-configurado de fábrica através de um jumper interno, e, portanto, não pode ser programado para cada patch. O modelo testado foi configurado para sete semitons acima ou abaixo, mas você pode mudar isso (desde +/- dois semitons até +/- uma oitava) seguindo-se as instruções providas pela Moog em seu web site.

Não há como emular o mod wheel baseado em menu, nem o mapeamento de pedal (pot mapping), existentes no Voyager, mas há uma outra das características ocultas do Voyager de que eu sinto mais falta: enquanto outros modelos Voyager permitem que se selecione livremente os pólos usados por cada filtro, desde um até quatro, ambos os filtros do Old School estão fixos em quatro pólos, que é o padrão da Moog.

DEMAIS ARTIGOS DESTA SÉRIE: 1 - 2 - 3 - 4 - 5




Nenhum comentário: