24 novembro 2010

Compositores na Cozinha – Arnold Schoenberg

Na gravura ao lado, Arnold Schoenberg parece não estar muito feliz - mesmo diante de seu bolo de aniversário.

O ano era 1934, e o compositor tinha acabado de se mudar para Los Angeles. Você deve estar se perguntando: que motivo ele teria para não estar feliz? Para começar, um ano antes, Schoenberg havia sido obrigado a abandonar o cargo que ocupava na Academia de Artes Prussianas em Berlin, antevendo, então, o que viria a ocorrer com a Alemanha quando os oficiais nazistas começaram a expulsar os judeus da Escola.

E então vieram os problemas de saúde. Quando Schoenberg e sua família chegaram aos Estados Unidos, desembarcaram em Boston, onde o inverno rigoroso agravou a sua asma.

Mas aqui está ele, comemorando os seus 60 anos em Los Angeles com a família e alguns poucos amigos, mas preocupado com o agravamento da situação que deixou para trás sob o regime nazista.

A despeito de tudo, uma grande variedade de bebidas e guloseimas compuseram a mesa de Schoenberg. Abaixo, Dika Newlin, um de seus alunos de composição, rememora os eventos daquela tarde, 13 de setembro de 1934:

Cerca de uma hora após nossa chegada, começaram os comes e bebes. Havia farta quantidade de café com chantilly, seis ou sete tipos de sanduíches de queijo, lingüiça de fígado e outros quitutes tais como: pratos repletos de pastéis, bolo de café, bolo de chocolate com passas, bolo de pêssego e bolo de laranja.

Isto, acredite, era apenas o começo. A festa mesmo, o jantar de aniversário, nem tinha começado ainda. Nem as bebidas principais. Depois de comer tanta coisa boa, voltamos para o quintal.

Nesse momento, a parte essencialmente musical da noite foi interrompida com a chegada de mais pastéis, uma garrafa de uísque Black and White (uma de várias que foram trazidas muito a propósito pelo velho homem em homenagem ao seu grande dia) e alguns copos. Eu provei um pouco – muito pouco – do uísque, mesmo depois de forte reprimenda do Tio Arnold. Mas aí... eis que a ceia está na mesa!

Avancei sobre travessas de chucrutes adoçados, salsichões, batatas assadas, salames, salada de camarão, pão de centeio, anchovas - tudo fartamente regado com vinho tinto. E então veio o bolo de aniversário - e o velho homem, miraculosamente, apagou a velinha num único sopro. Depois de Nuria ter tocado o “Parabéns” no seu violino, e de Ronnie ter cantado um pouco fora do tom, mais uma rodada de vinho foi servida... e um grande Apfelstrudel (torta de maçãs) fez a sua entrada triunfal.


Agora, entre todas as "ameaças" listadas acima, aquela torta de chocolate com passas soa bastante tentadora. Quem sabe o quanto Schoenberg realmente a achou apetitosa... Mas aqui está uma receita contemporânea (de Cooks.com), para que você mesmo a faça.

(NT: desculpe-me, mas a receita eu não vou traduzir: é muita responsabilidade. Se eu tivesse ao menos o assessoramento de algum confeiteiro, tudo bem. Não entendendo nada de culinária, corro o risco de não ser suficientemente preciso na tradução e vocês prepararem algo muito distante de uma torta de chocolate com passas. Sugiro que "saciem" a sua curiosidade visitando o site com essa história acima e a receita, ambas em inglês. E bom apetite!)

P.S.: Faltou dizer que o autor termina o seu artigo sugerindo que "a grande variedade de comes e bebes" da festa de aniversário de Schoenberg poderia muito bem ter sido “complementada" com a audição de “Friede auf Erde”:




Nenhum comentário: