25 novembro 2010

Mini-Mozart: Edward Tomanek, de sete anos, é o mais jovem compositor da Inglaterra

De vez em quando, surgem notícias animadoras como essa que eu li hoje.

Seria mesmo verdade que uma criança de apenas sete anos estaria compondo peças eruditas? Seria essa criança um novo “Mozart”? A manchete do Daily Mail não deixa margem a dúvidas: “Criança prodígio torna-se o mais jovem compositor da Inglaterra aos sete anos!”.



Essa criança se chama Edward Tomanek. Este ano, Tomanek graduou-se em piano e violino (depois de apenas quatro anos de estudos!), obtendo grau 8 nos respectivos exames. Agora, resolveu estudar órgão, e já começou a praticar no instrumento de uma igreja da vila em que vive com os pais, em Somersham, Cambridgeshire. Mas tudo indica que ele não vai parar por aí. Tomanek confessa que adora compor. A reportagem, entretanto, não deixa claro se ele realmente estudou para isso, ou se compõe baseado apenas no que aprendeu com os instrumentos.

Saí, então, à caça de algum vídeo em que pudéssemos vê-lo tocando qualquer coisa, mas não encontrei nada. Deparei-me com o de uma menina americana que, também aos sete anos, venceu um concurso de jovens talentos da ASCAP, em 2008. Chama-se Emily Bear. Eu diria que ela é mesmo impressionante. Vejam-na, no vídeo abaixo, executando uma peça de sua autoria.

Obs: De qualquer forma, não foi desta vez que Mozart perdeu o trono - já que começou a compor aos cinco anos, e com onze já compunha com tal desenvoltura que, para convencer o príncipe-arcebispo de que não se tratava de uma fraude, aceitou escrever uma “Paixão de Cristo” sozinho numa sala vigiada. Um milagre, realmente.






Nenhum comentário: