21 novembro 2010

Fogos Orquestrais: maestrina é demitida depois de abandonar um concerto

O concerto estava sendo promovido como um evento “explosivo”, devido à apresentação da Sinfonia da Batalha de Beethoven e da Música Para os Reais Fogos-de-Artifício de Handel.

Mas as explosões de verdade ocorreram fora do palco quando a principal regente da Filarmônica de Huddersfield abandonou abruptamente os ensaios faltando somente três horas para o início do concerto – e não voltou mais.

Natalia Luis-Bassa, uma venezuelana talentosa e temperamental que estava à frente da orquestra fazia sete anos, acusou os músicos de desrespeitá-la e disse que a sua saúde estava sendo prejudicada pela atitude deles.

O episódio pôs em evidência o tenso relacionamento entre regentes e músicos, arranhando a imagem da cidade de West Yorkshire, que tem uma rica tradição em música clássica, corais e bandas de metais.

O bate-boca também provocou um racha na orquestra, que existe há 148 anos e sobrevive de doações, com patrocinadores classificando as críticas feitas pela Srta Bassa de “sexistas” e uma “punhalada pelas costas”.

(mais sobre essa confusão no site da telegraph)

Nenhum comentário: