26 novembro 2010

Yes – The Gates of Delirium




Não deve ser mais segredo para ninguém que eu aprecio tanto uma boa música erudita como um bom rock progressivo. De fato, Bach, Beethoven, Mozart, Brahms, Wagner, Yes, Rick Wakeman, etc. estão todos na minha lista. Gosto também de muitos outros gêneros (afinal, o que me atrai mesmo é a boa música), mas tenho uma certa queda pelo erudito e pelo progressivo. Para mim, há uma ligação estreita entre os dois. Portanto, estarei sempre falando alguma coisa deles.

Pois bem. Voltando àquele meu post sobre o show do Yes no HSBC Brasil, vejam só que coisa sensacional é este comentário de herper64 no YouTube sobre um dos vídeos que eu havia selecionado (e que repito neste artigo), o The Gates of Delirium:

“Adoro a forma como o Yes usa os acordes para criar climas e transmitir emoções. Por exemplo, ouçam o trecho que começa em 3:49, onde eles usam uma substituição do trítono, isto é, de Si bemol para Mi natural, em cima de um Lá no baixo; também em 7:54, onde eles começam em Lá menor e modulam através de Ré menor para Sol menor, resolvendo com a volta ao Lá menor. Nesse ponto, Jon reinicia o vocal, e então eles modulam para o relativo maior de Dó; em 9:58 eles vão para um paralelo menor, Fmin/C, Eb/C, Cb/C, Cmin, Fmin/C, Abmin/Bb, Cmin, Fmin/C, Ebmin/C, CMaj.”

É por isso que eu aprecio tanto esse tipo de música. Ela nos permite diversos níveis de abordagem – desde a mais superficial até a mais técnica. Só por isso, resolvi republicar aqui o vídeo de Gates of Delirium, do Yes. Sugiro que ouçam a música relendo o comentário do herper64:



A seguir, a letra do trecho cantado por Jon Anderson (a partir de 6'07''):

Soon, oh soon the light
Pass within and soothe this endless night
And wait here for you
Our reason to be here


Soon, oh soon the time
All we move to gain will reach and calm
Our heart is open
Our reason to be here


Long ago, set into rhyme


Soon, oh soon the light
Ours to shape for all time, ours the right
The sun will lead us
Our reason to be here


Soon, oh soon the light
Ours to shape for all time, ours the right
The sun will lead us
Our reason to be here




Nenhum comentário: