19 novembro 2010

Ásia domina premiações na competição de piano de Genebra

Duas jovens pianistas, uma do Japão e a outra da Coréia do Sul, demonstram o domínio dos asiáticos no mundo da música clássica na Competição Internacional de Música de Genebra, na noite desta última quinta-feira

A japonêsa Mami Hagiwara levou o prêmio máximo do júri (20 mil francos suíços) pela sua interpretação do Concerto para Piano, em Sol Maior, de Maurice Ravel.

A sul-coreana Hyo Joo Lee levou o segundo prêmio (12 mil francos suíços) pela sua interpretação do Segundo Concerto para Piano, em Dó menor, de Rachmaninoff.

Mas foi Lee, de 25 anos, que, graças à sensibilidade e à maestria com que executou uma das grandes obras do romantismo tardio, recebeu a maior votação do público que lotou o auditório, além de um contrato para gravar um CD com a orquestra patrocinada pela relojoaria suíça Breguet, do grupo Swatch.

A competição de Genebra, que existe desde 1939, é uma das mais prestigiadas do circuito internacional, tendo entre seus antigos laureados nomes da estatura de Martha Argerich e Maurizio Pollini.

Na edição deste ano, os inscritos vieram, em sua grande maioria, de países do Sudeste Asiático, com 41 participantes. A Rússia ocupa o segundo lugar no número de inscritos.

Com referências a um jazz explosivo no primeiro movimento e a uma cavalaria militar no último, o concerto de Ravel, escolhido por Hagiwara, de 23 anos, é uma peça que sempre exige muito de seus executantes. Já o segundo movimento, aparentemente menos interessante, ela o abordou com uma delicadeza firme, jamais permitindo que o piano fosse ofuscado pela orquestra.

O júri premiou a terceira finalista, a russa Maria Masycheva, com um outro segundo prêmio. Para exibir todo o seu domínio da técnica, Masycheva, de 28 anos, escolheu uma peça considerada diabolicamente difícil: o Terceiro Concerto para Piano, em Dó Maior, de Sergei Prokofiev.

Os finalistas tocaram num piano Steinway e foram acompanhados pela Orchestre de la Suisse Romande, atualmente a principal orquestra da Suíça.

(fonte: reuters)

Nenhum comentário: