18 novembro 2010

Compositores na Cozinha: Risotto a la Giuseppe Verdi

O texto a seguir eu o traduzi de um artigo de Tom Huizenga para o site da npr music. Nele, o autor revela-nos uma faceta pouco conhecida de Giuseppe Verdi: além de grande compositor de óperas, foi também um entusiasta da culinária.

Com a proximidade do Dia de Ação de Graças, resolvi explorar algumas histórias apetitosas de compositores e suas inclinações culinárias. Hoje, falarei de Verdi (nos próximos artigos, abordarei os casos de Rossini, Mahler, Berg e outros).

O interesse de Giuseppe Verdi pela comida não veio por acaso. Ele descendia de duas gerações de quitandeiros e donos de restaurantes no norte da Itália, e tinha o hobby de cultivar hortas.

O grande compositor de óperas podia ser humilde ao falar de sua música, mas não quando o assunto era cozinha. Em seu livro Classical Cooks, Ira Braun conta sobre uma carta em que a esposa de Verdi menciona uma disputa culinária entre o seu marido e uma certa atriz chamada Ristori:

“A propósito, se Ristori acredita ser ela a melhor em matéria de tagliatelli, Verdi pode suplantá-la com o seu risotto, que é simplesmente divino.”

A seguir, o autor do artigo nos dá a receita de um risoto em homenagem a Verdi. Quem quiser se arriscar, visite o site com a reportagem completa.

Nenhum comentário: