17 novembro 2010

Chris Vaisvil – Música Microtonal

Para quem nunca ouviu um exemplar de música microtonal, esta é a oportunidade. Chris Vaisvil nos apresenta uma bela peça microtonal para piano, que ele compôs usando o sistema Pianoteq (que é provavelmente o melhor simulador de piano digital da atualidade). Pelo que entendi, o autor montou a sua escala microtonal a partir de uma determinada série harmônica, ou seja, as notas de sua escala têm frequências que são múltiplos ou divisores das frequências dos harmônicos da tal série, e foram escolhidas para caber todas numa mesma oitava. O efeito resultante lembra, de início, um piano "desafinado" (pois as frequências das notas já não correspondem à afinação do sistema temperado, instituído como padrão desde os tempos de Bach), mas, pouco a pouco, o ouvido acostuma-se a ele, encontrando as consonâncias onde antes havia dissonâncias, e vice-versa.

O  compositor comenta o método pelo qual ele programou o Pianoteq: “Esta peça para piano foi feita com o controlador MIDI 88es Pianoteq, da M-Audio, e eu o afinei e o programei em “scala”, que é baseado num segmento da série harmônica reduzido para uma oitava.”

Veja neste site, o áudio e o código de programação que ele disponibiliza.

Um comentário:

Chris Vaisvil disse...

Hello! Thank you for using my site as an example of microtonal music. You can also find more microtonal music here:

http://micro.soonlabel.com/0-hosted-albums/0-all-albums.html



and also on facebook in a public group called "xenharmonic alliance". All are welcome!

Olá! Obrigado por utilizar o meu site como um exemplo de música microtonal. Você também pode encontrar música microtonal mais aqui:


http://micro.soonlabel.com/0-hosted-albums/0-all-albums.html

e também no facebook em um grupo público chamado de "xenharmonic alliance". Todos são bem-vindos!