20 novembro 2010

Descobertas duas sonatas inéditas de Vivaldi




Sonatas do compositor do barroco italiano foram descobertas num velho manuscrito de 180 páginas

Um par de sonatas para violino escritas por Antônio Vivaldi, compositor do barroco italiano, mais conhecido pelas Quatro Estações, foram encontradas, depois de permanecerem ocultas por 270 anos, num portfolio de 180 páginas que havia sido doado em 2008 ao Museu Foundling de Londres pelo colecionador Gerald Coke.

As sonatas foram autenticadas por Michael Talbot, especialista em Vivaldi e professor visitante da Liverpool Hope University, que resume as descobertas numa frase: “Pela simplicidade da escrita, parece que Vivaldi as compôs para músicos amadores.”

Uma dessas composições, uma Sonata em Dó Maior, deverá ser executada no domingo próximo pelo grupo “La Serenissima”, como parte do Cornerstone Festival da Liverpool Hope University.

A antologia havia sido adquirida por Coke em um leilão, e foi doada, após a sua morte, ao Foundling Museum. Na coleção, que consiste de manuscritos compilados entre 1715 e 1725, as sonatas de Vivaldi estavam misturadas a outras obras de Handel, Corelli e Purcell.

(Obs: aproveitem para conhecer uma outra coleção de Gerald Coke - sobre Handel - que está no site da Foundling Museum).

(fonte: bbcmusicmagazine)

(veja também: Free Sheet Music Download - DOWNLOAD GRATUITO DE PARTITURAS, uma extensa coleção de links para downloads de partituras gratuitas na Internet)





Nenhum comentário: