17 novembro 2010

Henryk Gorecki (1933-2010)

Morreu no último dia 12, aos 76 anos de idade. o compositor polonês Henryk Gorecki

Gorecki era um dos músicos mais proeminentes da Polônia e, ao lado do compositor estoniano Arvo Pärt e do inglês John Tavener, é considerado um dos maiores representantes de uma corrente da música européia pós-moderna denominada “minimalismo espiritual”.

Sua obra mais conhecida é a Sinfonia no.3, conhecida por Symphony of Sorrowuful Songs (Sinfonia das Canções Dolorosas), composta em 1976. Em 1992, quinze anos depois de sua premiere, um CD com a gravação desta obra, lançada pelo selo “Nonesuch”, e contando com a participação da soprano Dawn Upshaw e a condução de David Zinman, tornou-se um best-seller na Inglaterra, atingindo os primeiros lugares nas listas de clássicos mais vendidos daquele país.

Embora o compositor tenha negado a existência de um enredo programático para esta obra, ela é frequentemente associada com as experiências do povo polonês sob a ocupação alemã durante a Segunda Guerra Mundial (e, em particular, com o Holocausto). O vídeo abaixo contem um trecho de uma apresentação desta sinfonia, ocorrida em Auschwitz, extraido de um filme em homenagem às vítimas do genocídio ocorrido durante aquela guerra.

(fonte: sequenza21)



Nenhum comentário: