19 novembro 2010

Compositores na Cozinha: A sobremesa certa para Gustav Mahler

Gustav Mahler, quando jovem, foi vegetariano. Existe uma história, contada por um de seus biógrafos, em que o compositor teria sido admoestado por amigos músicos num restaurante por ter se recusado a comer um prato, solicitando a sua troca por espinafres e maçãs.

Mahler deve ter passado a se alimentar daquela maneira depois de ler um ensaio escrito por outro notório músico clássico (e vegetariano não menos convicto), Richard Wagner.

Em 1880 – o mesmo ano em que Wagner publicou o ensaio em que defende o vegetarianismo – Mahler escreveu a um amigo:

“Tenho sido totalmente vegetariano nos últimos trinta dias. É um novo estilo de vida, um verdadeiro castigo voluntário para o corpo, mas o efeito sobre a minha moral é enorme. Estou convicto de que representa não menos do que a própria salvação da humanidade. Ouça o que digo: coma somente alimentos saudáveis (grãos, verduras, pão integral) e logo verá os resultados de seu esforço.”

Mahler acabou desistindo de sua dieta vegetariana, mas uma série de problemas de saúde sugerem que ele sempre teve motivos para se preocupar com o que comia.

Não sabemos exatamente se Mahler tinha algum pendor culinário, mas sabemos que sua irmã, Justine, cozinhava um excelente Marillenknoedel – uma espécie de bolinho de abricó, tradicional da culinária vienense. Ludwig Karpath, que era amigo de Mahler, descreve a reação do compositor ao descobrir que Karpath não gostava de Marillenknoedel.

“O quê?!” gritou Mahler ao seu amigo. “Existe um vienense para quem o Marillenknoedel não significa nada? Você virá comigo agora mesmo, e vai comer esse prato celestial. Minha irmã Justi tem uma receita própria que o fará mudar de opinião.”

Karpath tornou-se imediatamente um fan dos bolinhos. Talvez você também.

Obs 1: Para ver o artigo original (em inglês) e a receita do Marillenknoedel de Justi, acesse o site da npr.org.

Obs 2: O artigo termina com o seguinte pedido: “diga-nos, na seção de comentários, qual música de Mahler intensifica mais o sabor desses bolinhos. Eu, por exemplo, acho que o scherzo da Sinfonia no.2 pode funcionar. Que tal?”

Obs 3: Uma foto do Marillenknoedel:




Nenhum comentário: