18 novembro 2010

A Décima Sinfonia de Beethoven




Décima Sinfonia de Beethoven?

É “quase isso”. Na verdade, a sinfonia de que trato neste post existe, e foi, de fato, composta a partir de fragmentos do que talvez viesse a ser mais uma sinfonia de Beethoven - se ele tivesse vivido o suficiente. Não há provas sequer de que tais fragmentos correspondessem todos a uma mesma obra, mas eles foram, sim, escritos pelo gênio alemão. São rascunhos, idéias, anotações a partir das quais se montaria alguma grande estrutura. Nunca se saberá com exatidão o que Beethoven tinha em mente, mas Barry Cooper resolveu assim mesmo reunir os pedaços (em torno de cinquenta) e os encaixou meticulosamente, como se montasse um grande quebra-cabeças. Surgiu daí este “Primeiro Movimento” de uma sinfonia “a la Beethoven”. O resultado é fantástico - embora a orquestração adotada nos remeta mais a algum compositor "pós-Beethoven" do que a um Beethoven propriamente dito. Confiram nos dois primeiros vídeos abaixo.

Cooper também achou os rascunhos de um scherzo, que poderiam ter se constituído no segundo movimento dessa sinfonia, mas não os aproveitou por considerá-los ainda muito toscos. De qualquer forma, alguém os traduziu para a linguagem MIDI e, depois, para MP3. Confiram no terceiro vídeo abaixo.

A propósito, os arquivos MIDI correspondentes aos fragmentos encontrados por Cooper podem ser baixados aqui ou na  PÁGINA DE DOWNLOADS deste blog.








Nenhum comentário: